TJ/RJ cassa lei que proibia crianças de desfilarem no carnaval

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro julgou procedente ação direta de inconstitucionalidade e cassou uma lei do Município do Rio de Janeiro que proibia crianças de desfilarem durante o carnaval.

Caso – Informações do TJ/RJ explanam que o prefeito do Rio de Janeiro ajuizou a ADI em face da Lei Municipal 5403/2012, que vedava a participação de crianças nos desfiles carnavalescos da capital carioca.

A norma, vigente desde maio do ano passado, só permitia a participação de crianças em escolas de samba mirins e nas alas compostas exclusivamente por meninos e meninas, nas quais não poderia haver “formas de erotização”.

O prefeito do Rio de Janeiro arguiu ao Tribunal de Justiça a existência de vício de iniciativa na legislação aprovada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, requerendo a declaração de sua inconstitucionalidade.

Decisão –
O colegiado do TJ/RJ acolheu as razões do prefeito municipal, consignando que é de competência dos estados e da União a legislação de matérias referentes à infância e à juventude.

O acórdão lavrado pelo Tribunal de Justiça expressou as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente: “compete à autoridade judiciária disciplinar, através de portaria, ou autorizar, mediante alvará, a participação de crianças e adolescentes em espetáculos públicos e seus ensaios”.

Fonte: Fato Notório

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)