PGR ajuíza ADI no STF contra resolução do TSE sobre apuração de crimes eleitorais

TSE-Crimes

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ajuizou ação direta de inconstitucionalidade (ADI 5104) no Supremo Tribunal Federal, na qual impugna artigos da Resolução/TSE 23.396/2013, referente à apuração de crimes eleitorais.

ADI – A peça ajuizada por Rodrigo Janot questiona 11 dos 14 artigos da resolução (artigos 3º a 13), pontuando, dentre outros argumentos, a usurpação da competência legislativa da União para disciplinar o processo penal, contrariedade aos princípios do juiz natural, inércia de jurisdição e a limitação à atuação do MPE.

A resolução expressa que a instauração de inquérito para apurar crimes eleitorais deve ser precedido de determinação da Justiça Eleitoral (artigo 8º): “A norma viola, a um só tempo, o princípio acusatório, o dever de imparcialidade do órgão jurisdicional, o princípio da inércia da jurisdição e a titularidade da persecução penal, que a Constituição atribui ao Ministério Público”.

Rodrigo Janot também questiona a criação de fase judicial de apreciação sobre notícias-crime – não prevista legalmente para outras infrações penais –, o que atentaria contra o princípio da celeridade: “Imagine-se o enorme risco de prescrição e de ineficiência do processo eleitoral no caso em que, no simples início da investigação, o juiz discorde da instauração de inquérito requisitada pelo Ministério Público e seja, por isso, necessário interpor recurso”.

Pedidos – O procurador-geral da República requereu a concessão de medida liminar para a suspensão da eficácia dos dispositivos questionados na ADI, especialmente em razão da proximidade do pleito eleitoral. No mérito, a ação requer a declaração de inconstitucionalidade dos dispositivos impugnados pela resolução.

A matéria ainda não foi distribuída à relatoria de um dos ministros do STF.

Fonte: Fato Notório

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)