Joaquim Barbosa nega pedido de suspensão de acórdão do Mensalão

O ministro e presidente do Superior Tribunal de Justiça, Joaquim Barbosa, negou o pedido de suspensão da publicação do acórdão da ação penal (AP 470), conhecida como Mensalão, que foi requerida pela defesa do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu.

Caso – Os advogados do ex-ministro da Casa Civil pleitearam acesso aos votos dos ministros antes da publicação do acórdão, sendo o pleito negado há cerca de duas semanas.

Após a negativa, os advogados requisitaram a suspensão da publicação do acórdão sob a alegação de que o réu tem o direito de que os demais integrantes do STF analisem o seu pedido de acesso aos votos antes da oficialização da decisão.

Decisão – Barboda negou os pedidos, e afirmou que os advogados tentam ganhar tempo “indevidamente” por meio de “manipulação de prazo processual legalmente estabelecido”.

Segundo o ministro, Dirceu limitou-se a pedir que fosse “autorizada a divulgação dos votos escritos, antes da publicação” do acórdão primeiramente, e após a negativa, interpôs agravo regimental indo além e pleiteando divulgação antecipada dos votos “com antecedência razoável para viabilizar materialmente o exercício da defesa”.

O presidente do STF afirmou que “o que se pretende, em última análise, é a manipulação de prazo processual legalmente previsto”, pois o “(hipotético) acolhimento do pedido de divulgação dos votos escritos, antes da publicação do acórdão, e ‘com antecedência razoável’ para a interposição de recursos, acarretaria, na prática, a dilação do prazo para a oposição de embargos, ampliando-o indevidamente para um lapso temporal indefinido, que o requerente entende como “razoável”.

Salientou ainda o ministro ressaltou que o pedido se tratava de uma “inovação indevida”, tendo em vista que, “como é óbvio, o recurso de agravo regimental não pode ir além do que requerido no pedido cujo indeferimento motivou a sua interposição”.

Fonte: Fato Notório

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)