Corte julga inconstitucional lei que proíbe uso de celular em bancos de Florianópolis

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina julgou procedente a ação direta de inconstitucionalidade que questionou a legalidade da Lei Municipal 8799/2012 (Florianópolis), que proibia o uso de telefone celular em bancos da capital catarinense.

Caso – Informações do TJ/SC explanam que o Centro de Apoio Operacional do Controle de Constitucionalidade – órgão do MP/SC – ajuizou a ADI em face da Câmara Municipal e do Prefeito de Florianópolis, arguindo que a legislação fere o princípio constitucional da liberdade individual.

Em sede de contestação, os Poderes Executivo e Legislativo pontuaram que a lei tem por objetivo garantir a segurança de clientes e consumidores das agências bancárias – especialmente contra as ações criminosas denominadas “saidinha de banco”.

Procedência – Relator da matéria, o desembargador Fernando Carioni votou pela procedência da ação. O magistrado apontou que a segurança, uma obrigação do Poder Público, não deve prevalecer sobre a liberdade individual dos cidadãos.

A decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina foi por maioria de votos.

Fonte: Fato Notório

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)