Suspensa decisão do STJ sobre local de cobrança de ISS

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça suspendeu decisão que definiu a competência para a cobrança do Imposto Sobre Serviços em operações de leasing. Com a decisão estão suspensas todas as medidas judiciais de acerto, bloqueio ou repetição de quantias pagas a título de ISS que estejam dentro do acórdão.

Caso – A Primeira Seção realizou julgamento no ano de 2012 e decidiu que cabe ao município onde fica a sede da empresa financeira realizar a cobrança do ISS sobre as operações de leasing.

O município de Tubarão (SC), se sentiu prejudicado com a decisão e solicitou liminarmente, em embargos de declaração, que a determinação fosse suspensa para evitar prejuízos e futuras discussões na Justiça.

Segundo o município a decisão representa perda de quantias expressivas na receita tributária de ISS sobre operações de leasing, salientando liminarmente que a abrupta mudança na jurisprudência tem forte impacto financeiro nos cofres municipais.

O ente federado invocou o princípio da segurança jurídica para justificar a necessidade de suspensão dos efeitos do acórdão.

Decisão – O ministro relator da matéria, Napoleão Nunes Maia Filho, proferiu decisão monocrática, como o acórdão ainda não transitou em julgado, entendeu ser prudente a concessão de medida liminar

Assim, os efeitos do acórdão ficarão suspensos até o julgamento dos embargos declaratórios pela Primeira Seção.

Clique aqui e veja o processo (REsp 1060210).

Fonte: Fato Notório

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)