O trânsito na capital paulista bateu recorde de lentidão para o período da manhã em 2014 nesta quinta-feira (5), de acordo com dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Às 9h30, a cidade registrou 209 km de lentidão, o terceiro pior índice para o período desde que as medições foram iniciadas, em 1994. Por volta de 11h, o índice caiu para 180 km e já estava em 124 km ao meio-dia.
Em dia de greve de metroviários e suspensão do rodízio de veículos, os “marronzinhos”, como são chamados os agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), também fazem paralisação. Com isso, as faixas reversíveis que auxiliam o trânsito no horário de pico não foram feitas. A Justiça de São Paulo concedeu liminar para a CET na qual exige que ao menos 70% funcionários da empresa voltem ao trabalho.
O esperado para a manhã de uma quinta-feira em condições normais (sem greve e com rodízio), segundo a CET, seria 103 km de lentidão. As regiões com mais problemas de tráfego são as zonas sul (que chegou a ter lentidão de 70 km e agora tem 25 km), a oeste (que teve 40 km de lentidão e agora tem 28 km) e a leste (que alcançou 45 km de lentidão e agora tem 15 km).
O maior índice de lentidão em 2014 para a manhã foi registrado no dia 22 de maio, quando a cidade teve 168 km de congestionamento. Já o recorde para o período é de 249 km, em maio de 2012.
Segundo a CET, a via em pior situação é a marginal Tietê, no sentido rodovia Castelo Branco, com 8,1 km de lentidão na pista expressa no trecho Castelo-Júlio de Mesquita Neto. Na pista local, no mesmo sentido, são 4,6 km de lentidão entre a Casa Verde e a Vila Guilherme. A avenida Aricanduva mantém 6,1 km de lentidão no trecho término-Itaquera.
Outras vias com tráfego pesado na capital paulista são:
– avenida dos Bandeirantes, sentido marginal: 3 km de lentidão na via expressa;
– trecho Vergueiro, Domingos de Morais e Jabaquara, sentido centro: 4,5 km de lentidão na via expressa;
– avenida Marquês de São Vicente, sentido Barra Funda: 3,2 km de lentidão na via expressa;
– Radial Leste, sentido centro: 3,1 km de lentidão na via expressa
Plano de contingência
A CET colocou em prática um plano de contingência assim que foram confirmadas as paralisações dos metroviários e dos agentes de trânsito. De acordo com a assessoria de imprensa, emergências estão sendo atendidas.
A CET não informa quantos de seus agentes aderiram à paralisação, mas disse que todos aqueles que foram para a rua uniformizados e com viaturas estão trabalhando. É de responsabilidade dessas pessoas, por exemplo, atender situações como acidentes de trânsito envolvendo vítimas.
Pela manhã, o elevado Costa e Silva foi aberto no horário previsto e o túnel Jânio Quadros teve a inversão do sentido das pistas, operação feita diariamente.
Já a reversão de faixas que ocorre em nove pontos da capital paulista não foi confirmada pela CET. A assessoria informou que pelo menos a Radial Leste não teve a operação montada hoje.
A reportagem viu policiais militares fazendo o papel de agentes de trânsito em alguns locais e também motoristas usando corredores de ônibus no horário em que isso não é permitido. De acordo com a CET, esses motoristas serão multados mesmo que os “marronzinhos” não estejam nas ruas, uma vez que a fiscalização é feita com equipamentos eletrônicos como radares. Quanto à PM assumir o trabalho dos agentes, a CET respondeu que não estava a par disso.
Fonte: UOL