‘Padrão Barbosa’: decisões recentes de ministro coincidem com datas-chave da Seleção na Copa

JB-2

Desde o início do Mundial, momentos importantes relacionados ao presidente do STF aconteceram em dias próximos às partidas da Seleção Brasileira

Nos últimos 40 dias, o ministro Joaquim Barbosa tomou uma série de decisões que mudaram o rumo de sua carreira na magistratura. Desde o dia 29 de maio, quando anunciou que deixaria a presidência do STF (Supremo Tribunal Federal), o mais alto posto do Judiciário brasileiro, Barbosa já tomou a decisão inédita de mandar os seguranças da Corte retirarem um advogado do plenário do Supremo, renunciou à relatoria do processo do mensalão e, no mais recente anúncio, decidiu adiar sua aposentadoria.

Curiosamente, uma coincidência acompanha as recentes  tomadas de posição do ministro, que se tornou nacionalmente conhecido pela rigidez com que conduziu a Ação Penal 470, mais conhecida como o “processo do Mensalão”: elas  ocorreram em datas-chave das partidas da Seleção Brasileira de futebol durante Copa do 2014.

Brasil x Croácia (jogo de abertura)

Uma das datas mais aguardadas no país nos últimos anos, o 12 de junho de 2014 marcou a abertura do Mundial de futebol, o segundo realizado em solo brasileiro. Apesar disso, além do jogo Brasil e Croácia, os jornais do dividiam as manchetes com outro assunto.

Na véspera , durante sessão plenária do Supremo , o presidente da Corte Joaquim Barbosa se desentendeu com Luiz Fernando Pacheco, advogado de José Genoino, ex-deputado condenado à prisão pelo processo do Mensalão.

Depois de subir na tribuna para solicitar que Barbosa colocasse na pauta do Supremo o pedido de Genoino para o direito a prisão domiciliar por conta de problemas de saúde, Pacheco foi retirado do local por seguranças por determinação de Barbosa. A situação, até então inédita na Corte, aconteceu porque Barbosa se irritou com o advogado, que não atendeu sua ordem para interromper sua fala.

Brasil x México

Cinco dias depois de seu primeiro jogo, a Seleção voltaria a entrar em campo pela Copa do Mundo no dia 17 de junho, contra o México, em Fortaleza, em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial. No entanto, o escrete nacional novamente dividiu as atenções com o ministro Joaquim Barbosa.

O magistrado aguardou o mesmo espaço de tempo entre os jogos da Seleção (cinco dias) para solicitar em 16 de junho, véspera da partida do Brasil, que o Ministério Público abrisse uma ação penal por injúria e difamação contra o advogado.

No dia seguinte, 17 de junho, mesma data do jogo da Seleção, Barbosa voltou a ser notícia. Isso porque o presidente do Supremo anunciou sua renúncia à relatoria do processo do Mensalão.

Brasil x Alemanha (semifinal)

Nesta segunda-feira (7/7), véspera do jogo entre Brasil e Alemanha que define um dos finalistas da Copa do Mundo, Joaquim Barbosa voltou a ser notícia. Depois de ter anunciado que iria se aposentar do STF no dia 29 de maio (apenas três dias depois da apresentação da seleção na Granja Comary, centro de treinamento do Brasil na Copa), o ministro enviou ao Poder Executivo um pedido para o adiamento da publicação de sua aposentadoria, prevista para sair no Diário Oficial da União na quinta-feira (10/7).

Para além das coincidências, no entanto, Barbosa também já se referiu diretamente à disputa da Seleção pelo título da Copa do Mundo. Isto porque o ministro estreou seu perfil no Twitter na sexta-feira (4/7), dia do jogo entre Brasil e Colômbia válido pelas quartas-de-final. Seus primeiros posts foram basicamente sobre este assunto.

Fonte: Última Instância

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)