Marco Aurélio defende voto facultativo no Brasil

voto-facultativo

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Marco Aurélio Mello, defendeu o voto facultativo aos eleitores brasileiros – o magistrado afirmou que o eleitor “não pode continuar sendo tutelado” quanto ao ato de votar.

A declaração de Marco Aurélio ocorreu durante a gravação dasétima edição do programa “Eleições 2014 – uma conversa com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral”. Marco Aurélio tem debatido temas referentes ao processo eleitoral com jornalistas dos principais veículos de imprensa do país.

Direito x Dever – Marco Aurélio explicou que o eleitor não pode ser obrigado a votar, pois o voto é um direito dos cidadãos: “A escolha dos representantes se faz considerado o exercício de um direito, o direito de escolher seus representantes. Eu penso que vamos chegar ao dia em que deliberaremos a respeito do voto obrigatório afastando-o”.

O presidente do TSE destacou que caso houvesse um plebiscito sobre o tema, a população apoiaria o voto facultativo. Mello disse, ainda, que, ultimamente, os eleitores têm ido às urnas com a sensação de dever e obrigação: “Isso psicologicamente não é bom”, complementou.

Programa – As edições do programa “Eleições 2014 – uma conversa com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral” podem ser assistidas através da página do Tribunal Superior Eleitoral no YouTube.

Fonte: Fato Notório

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)