Juíza defende centralização de serviços de apoio a idosos

Sem título-7

Na reunião desta quarta-feira (2/10) da comissão geral que trata da violência contra idoso, a juíza do Distrito Federal Gabriela Guimarães de Faria explicou as vantagens de centralizar os serviços de apoio a essa faixa da população. No DF, a Central Judicial do Idoso reúne os serviços prestados pelo Tribunal de Justiça do DF, pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública no atendimento ao idoso.

“É um projeto pioneiro. Somos um ponto de convergência para o idoso que é violentado nos seus direitos. Ele passa pela situação e pensa quem procurar. Essa é nossa resposta: idoso, você tem aqui no DF a Central Judicial do Idoso”, afirmou Gabriela, que coordena o programa.

A central, explicou, funciona a partir de núcleos de acolhimento feito por dois profissionais, um da área jurídica e um psicólogo ou assistente social. Após o acolhimento inicial, se for o caso, o idoso é encaminhado para um defensor público, presente na própria central. Caso contrário, ele é encaminhando para o local onde poderá solucionar o seu problema.

Ainda segundo a juíza, a Central Judicial do Idoso funciona como banco de dados, uma vez que não há estatísticas precisas sobre a população idosa.

FAMÍLIA

O deputado Vitor Paulo (PRB-RJ) afirmou que mais de 70% dos casos de violência contra o idoso, denunciados por meio do serviço Disque 100, são cometidos por membros da própria família. O serviço foi implantado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos e recebeu cerca de 50 mil denúncias nos últimos dois anos.

Coordenador da Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso, Vitor Paulo foi o responsável por propor a realização da sessão de debates. Segundo o parlamentar, o serviço recebe cerca de 125 queixas de violência contra idosos por dia, sendo 64% das vítimas mulheres. De acordo com o deputado, a maior parte das denúncias (75%) refere-se à negligência com o idoso.

Vitor Paulo acrescentou ainda que, se o Estatuto do Idoso (10.741/03) fosse de fato cumprido, o Brasil seria um dos países mais avançados do mundo na proteção dos idosos.

Fonte: Última Instância

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)