Classe profissional de novo ministro do STF é tema da enquete da semana

A aposentadoria compulsória do ministro Carlos Ayres Britto abriu mais uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. A presidente Dilma Rousseff, em menos de dois anos de mandato, fará a sua quarta indicação à suprema corte.

Dilma Rousseff já indicou dois ministros oriundos do Superior Tribunal de Justiça – Luiz Fux e Teori Zavascki – e uma ministra do Tribunal Superior do Trabalho – Rosa Weber Candiota da Rosa – nas três vezes anteriores.

A primeira indicação de Rousseff – Luiz Fux – era considerada unanimidade no momento da indicação, logo quando a presidente assumiu o mandato em 2011. Apesar de nunca ter admitido, a indicação de Rosa Weber da Rosa reuniu o conhecimento jurídico e a questão de gênero, visto que a magistrada substituiu Ellen Gracie no STF. A origem do STJ foi a grande credencia para a indicação de Teori Zavascki.

Esta nova indicação da atual presidente da República se somará a outros quatro ministros indicados por Luiz Inácio Lula da Silva (Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia Antunes Rocha e José Antonio Dias Toffoli) e uma indicação dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (Gilmar Mendes), Fernando Collor de Mello (Marco Aurélio Mello) e José Sarney (José Celso de Mello).

Participe! – A classe profissional do futuro ministro que será indicado por Dilma Rousseff para compor a suprema corte brasileira é o tema da enquete da semana do informativo jurídico FATO NOTÓRIO. Você, nosso leitor/internauta, é o convidado especial para responder e dar sua opinião. Vote! Participe! Dê sua opinião e interaja com o FATO NOTÓRIO!

O futuro ministro deve ser um ministro do STJ? Ou você crê que deve ser um magistrado de carreira (Justiça Estadual ou Federa)? Em sua opinião deve ser um membro do Ministério Público? Ou você defende um jurista oriundo da advocacia? Você acha que o futuro ministro deve ser o ministro da Justiça? O indicado deve ser o advogado-gera da União? Por fim, você entende que o nome ideal seria de um político com formação jurídica?

Última Enquete – Na semana passada, o informativo jurídico FATO NOTÓRIO perguntou a seus leitores/internautas a opinião quanto a efetividade da Semana da Conciliação, cuja sétima edição ocorreu entre os dias 7 e 14 de novembro nos tribunais de todo o país.

Na opinião de 46% dos internautas, qualquer iniciativa que diminua o número de processos e aumente a celeridade do Judiciário é válida; 24% apontaram como boa iniciativa, que promove o acordo e desafoga o Judiciário; 17%disseram que a iniciativa precisa ser aperfeiçoada, pois há muitas audiências desnecessárias, nas quais as partes não têm interesse em conciliação; 13% entenderam que a iniciativa é desnecessária, pois as partes já têm a possibilidade de tentarem acordo no curso do processo.

A enquete do FATO NOTÓRIO não possui critérios de amostragem científica. É um mecanismo de interação com seus leitores, refletindo a opinião daqueles que, espontaneamente, participaram da votação.

Fonte: Fato Notório

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)