Câmara reduz idade mínima para candidatos a deputado, governador e senador

BRASÍLIA — O plenário da Câmara reduziu a idade mínima para que cidadãos possam concorrer a deputado, a governador e vice-governador e a senador. Na manhã desta quinta-feira, os deputados reduziram de 21 para 18 anos a idade mínima para disputar a uma vaga de deputado federal, estadual e distrital, com o apoio de 337 votos. Reduziram também de 30 para 29 anos, para os que querem concorrer a governador e vice-governador e de 35 para 29 para senador e nesta segunda emenda o apoio dos deputados foi maior: 362 votos sim e 48 votos não, além de uma abstenção. As propostas da reforma política ainda precisam passar pelo Senado.

Durante a discussão, vários deputados aproveitaram para defender, em plenário, a redução da maioridade penal. para o relator, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) acredita que isso tenha ajudado a aprovar as emendas, especialmente no caso da redução para concorrer a deputado.

— Eu não esperava que passasse a redução para 18 anos. Alguns defendem mesmo a redução da idade para concorrer. Outros apoiaram porque querem mostrar a incoerência de alguns partidos, como o PT, que defendem a redução para concorrer, mas são contrários à redução da maioridade penal — disse Maia.

Assim que foi aprovada a redução da idade mínima para concorrer a deputado, o deputado André Moura (PSC-SE) comemorou:

— Com 18 anos já pode ser votado e em breve poderá ser preso aos 16 anos.

Depois da aprovação da primeira emenda, deputados jovens decidiram marcar posição e se postaram em pé ao lado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para comemorar o resultado. O movimento gerou brincadeiras no plenário com deputados que estavam embaixo instigando outros a subirem também.

— Essa é oportunidade do jovem entrar na política. Quem deve escolher se o governante está pronto ou não para a política é a população — defendeu o deputado Caio Nárcio (PSDB-MG).

Outros deputados, no entanto, questionaram a idade mínima para concorrer a deputado e classificaram como casuística a emenda que reduz para 29 anos a idade para concorrer a governos estaduais e ao Senado.

— Com 18 anos o jovem ainda está estudando, na faculdade. Lugar de criança é na escola — criticou o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).

— Por que reduzir para 29 anos e não 30 anos? Tem algum casuísmo! — criticou o deputado Afonso Motta (PDT- RS)

A emenda que reduziu de 35 para 29 anos a idade mínima para concorrer ao Senado foi apresentada pelo deputado Wilson Filho (PTB-PB), de 25 anos. Se a mudança for ratificada pelo Senado, Wilson Filho poderá que pertence a uma família influente na política em seu estado, poderá se candidatar ao Senado ou mesmo ao governo do estado em 2018. Wilson Filho disse que fez a emenda atendendo a pressões de movimentos ligados à juventude e que queria mesmo era diminuir a idade ainda mais, para 25 anos. O deputado também lembrou que o Estatuto da Juventude considera 29 anos o limite para uma pessoa ser considerada jovem.

Fonte: O Globo

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)