Ana Amélia compara Revolução Farroupilha com insatisfações da sociedade atual

Sem título-7

“A insatisfação da sociedade com as situações atuais é muito parecida com a que desencadeou a Revolução Farroupilha, em 1835, no Rio Grande do Sul”, disse a senadora Ana Amélia (PP-RS), em discurso no Plenário, nesta sexta-feira (20/9). Ao registrar a festa que celebra a Revolução Farroupilha em 20 de setembro, a senadora disse que o conflito buscou mudanças que favorecessem o desenvolvimento, a liberdade, a independência e mais justiça social. Valores, segundo ela, ainda perseguidos pela sociedade hoje em dia.

“Essa é, a meu ver, a grande lição da Guerra dos Farrapos não apenas para os gaúchos, mas para todos os brasileiros que viram nessas manifestações históricas o caminho para mudar em direção a uma vida melhor”, ressaltou Ana Amélia.

A Guerra dos Farrapos, como a revolução também é conhecida, durou uma década e resultou da insatisfação dos gaúchos com a política autoritária e centralizadora do Império, como explicou Ana Amélia. Para eles, completou a senadora, a cobrança de altos impostos não retornava ao estado para suprir as demandas sociais da população.

Nos dias atuais, observou, a sociedade luta contra a corrupção e quer transparência dos atos públicos, além de exigir mais qualidade de vida, o que inclui saúde, educação, segurança e infraestrutura.

“O mais curioso da história é que a distância que separa os dias de hoje aos primeiros momentos da Revolução Farroupilha, em meu estado, não conseguiu afastar do Brasil alguns problemas antigos, ainda presentes na nossa contemporânea democracia”, disse a senadora, ao citar problemas como o baixo salário dos professores.

Na opinião de Ana Amélia, a insatisfação da sociedade, que vem motivando manifestações nas ruas, merece atenção das autoridades. Ela citou, como exemplo de descontentamento popular, o adiamento do processo do Mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal) e o debate no Senado sobre o voto aberto para todas as votações.

“Os questionamentos vigentes são contra a incoerência política e o velho hábito do poder público de usar ‘dois pesos e duas medidas’. Os eleitores querem justiça para acreditar mais na classe política e nos governos, sem autoritarismo, unilateralismo ou arbitrariedades”, completou a senadora.

Para ela, o feriado de 20 de Setembro é uma oportunidade para refletir sobre o fortalecimento da Nação brasileira que, com a diversidade continental, enfrenta permanente desafio como república. Ela informou que a celebração da data, neste ano, será marcada pelo lançamento do filme O Tempo e o Vento, adaptado da obra de Érico Veríssimo.

Fonte: Última Instância

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)