Senado aprova mudanças no Novo Código de Processo Civil

BRASÍLIA – O Senado aprovou nesta terça-feira projeto que altera o Novo Código de Processo Civil, que ainda nem entrou em vigor, mas cuja redação final estava sendo criticada por juristas e até por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro do STF Luiz Fux esteve no Senado e concordou com as alterações aprovadas nesta tarde. A principal alteração é na questão da análise cronológica dos processos pelo Judiciário. O Novo Código de Processo Civil aprovado e sancionado pela presidente Dilma Rousseff obrigava julgamento dos processos em ordem cronológica e ainda determina a redução do número de recursos, o que pode agilizar os processo em até metade do prazo atual.

A proposta aprovada nesta terça-feira não torna mais obrigatório o julgamento por ordem cronológica. Pelo texto aprovado, a ordem cronológica será “preferencial”.

“Os juízes e os tribunais atenderão, preferencialmente, à ordem cronológica de conclusão para proferir sentença ou acórdão”, diz o texto do parecer do senador Blairo Maggi (PMDB-MT).

O Novo Código, pela lei sancionada, entrará em vigor em março de 2016, e as mudanças aprovadas nesta terça-feira já poderão ser incluídas no texto.

Outra inovação é restabelecer o juízo prévio de admissibilidade de recursos especiais. Esse foi um pedido dos magistrados. A proposta tem o objetivo de “restabelecer e aprimorar a sistemática do juízo prévio de admissibilidade do recurso especial e extraordinário, suprimida pelo Novo Código de Processo Civil”.

Segundo Blairo Maggi, esse juízo prévio funciona como um filtro dos recursos.

Fonte: O Globo

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)