R$ 5 tri em 20 anos resolvem infraestrutura brasileira

Sem título-7

São Paulo – Para que o Brasil atinja o ponto ideal de infraestrutura para se desenvolver, serão necessários nada mais que 5 trilhões de reais em 20 anos. A estimativa é de Vicente Assis, presidente da consultoria Mckinsey.

Assis falou na manhã desta terça-feira a uma plateia de empresários no 4º Exame Fórum Infraestrutura, que acontece nesta terça-feira no Rio de Janeiro.

Vicente é otimista quanto ao desafio da infraestrutura no Brasil. “Temos um desafio enorme, mas há formas de fechar essas lacunas”, disse.

Segundo André Lahóz, a área de infraestrutura é que mais precisa avançar se o país quiser dar o salto de desenvolvimento almejado pelo setor público e privado.

Caminho

O país parece estar no caminho certo. De 2004 a 2013, o número de empreendimentos dessa natureza saltou de 400 para 1.500. A maior parte dessas obras estão no Rio de Janeiro, o grande canteiro de obras do país, seguido por São Paulo. Os dados são do Anuário EXAME de Infraestrutura 2013-2014.

Para o presidente da McKinsey, como o desenvolvimento econômico está tipicamente associado à infraestrutura, será preciso atacá-la para aumentar o PIB brasileiro.

“Os investimentos em infraestrutura no Brasil estão muito abaixo de nossos pares internacionais, como China e Índia. No índice de qualidade da infraestrutura dos países, estamos somente na 70ª posição”, afirmou Assis.

São três os desafios principais, de acordo com o executivo, para superar essa lacuna entre entre o que se aspira e o que se quer. O primeiro é a melhora da regulamentação das obras. O segundo é a identificação de novas fontes de investimento para facilitar o crescimento.

E, por fim, é preciso garantir o investimento de forma eficiente. “É preciso selecionar os projetos nos quais vale a pena por dinheiro para não desperdiçar investimentos com obras que não resolvem o problema”, afirmou.

Fonte: Exame

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)