Prefeitura aciona alarme de alerta de chuva em duas comunidades no Rio

Por causa das fortes chuvas que caem na cidade, a Prefeitura do Rio fez acionar o sistema de alerta e alarme comunitário, nos morros da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Leme, na Zona Sul do Rio. De acordo com informações do Centro de Operações Rio, as sirenes foram acionadas preventivamente às 9h30 desta quinta-feira (30). A Defesa Civil não registrou nenhum chamado grave nessas duas comunidades.

Os moradores foram levados para pontos de apoio nas comunidades. Um dos protocolos de acionamento dos equipamentos consiste no registro a partir de 125mm de chuva em 24 horas, o que pode deixar a encosta vulnerável a deslizamentos. Na estação pluviométrica do Chapéu Mangueira foi registrado o acumulado 144,08mm. As sirenes ainda estão acionadas e os moradores devem permanecer em locais seguros e aguardarem as orientações dos técnicos da Defesa Civil Municipal para retornarem para suas casas em segurança.

Rio permanecia em estágio de Atenção por volta das às 11h desta quinta-feira (30). De acordo com o Centro de Operações Rio, os bairros do Leblon, Jardim Botânico e Copacabana, na Zona Sul da cidade, foram os que registraram maior volume de chuva durante a madrugada. No mesmo horário não tinha registro de queda de árvores em nenhum local.

Um grande bolsão d’água na Rua Haddock Lobo, a menos de 100 metros para acessar o Túnel Rebouças, na Tijuca, deixava o trânsito lento por volta do mesmo horário.

Faltava luz em algumas ruas de Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes. Equipes da Light estavam trabalhando para reestabelecer a energia no início da manhã.

O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte. A prefeitura recomenda que a população permaneça ou procure um local seguro e evite áreas sujeitas a alagamentos ou deslizamentos.

Rio tem quinta-feira chuvosa; cidade ficou em estágio de atenção (Foto: JOSE LUCENA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

O Aeroporto Santos Dumont, no Centro, fechou para pousos e decolagens por volta das 9h08 devido à chuva. Às 10h20 os pousos e decolagens foram reabertos, por instrumentos. Oito voos foram atrasados e quatro cancelados.

O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, funcionava por volta das 9h55 com auxílio de instrumentos para manobra de pousos e decolagens, informou o RIOGaleão.

Bolsões de água na Lagoa dificultavam o trânsito (Foto: Janaína Carvalho/G1)Bolsões de água na Lagoa dificultavam o trânsito
(Foto: Janaína Carvalho/G1)

Trânsito
Os motoristas que trafegavam nesta manhã encontravam trânsito lento em várias partes da cidade. Quem passava pelo Elevado Paulo de Frontin enfrentava retenção em ambos os sentidos por volta das 9h40. Segundo informações da Lamsa, o trânsito também era complicado na Linha Amarela, no sentido Fundão, desde a saída 6 até a saída 9B.

Havia congestionamento em ambos os sentidos da Autoestrada Lagoa-Barra. Os bolsões de água contribuíam para a redução da velocidade dos motoristas na Lagoa. Os pedestres tinham dificuldade para caminhar pela calçada da região, que foi invadida pela água.

Barcas
As barcas estavam operando com velocidade reduzida por conta do nevoeiro na Baía de Guanabara por volta das 9h30. Mas segundo a CCR Barcas, concessionária que administra o transporte, as saídas estavam regulares no horário.

Previsão do tempo
Segundo informações do Alerta Rio, a previsão nesta quinta-feira, véspera de feriado, é que o Rio tenha céu nublado a encoberto. A temperatura máxima na Região Metropolitana será de 27ºC e a mínima de 15ºC.

O tempo no sábado (1º) e domingo (2) ficará parcialmente nublado e não há previsão de chuva. Há previsão é que os ventos fiquem de fraco a moderado.

Calcadas da Lagoa, na Zona Sul do Rio, foram invadidas pela água (Foto: Janaína Carvalho/G1)

Fonte: G1

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)