Preço da Páscoa embute mais de 40% em impostos

pascoa

Vinho é o vilão da mesa dos brasileiros, uma vez que 54,73% do seu valor é composto por taxas, revela estudo de instituto tributário

Rio – Alimentos e produtos consumidos na Páscoa, como bacalhau, vinho, chocolate e até coelho de pelúcia poderiam ser vendidos por um preço muito menor se não fossem os impostos. Segundo um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a carga tributária sobre a maior parte desses artigos ultrapassa 35%. O vinho, por exemplo, é o produto que tem maior incidência de impostos: 54,73%. 

Já o bacalhau tem 43,78% de seu valor em carga tributária, o que explica, em grande parte, o seu alto custo no almoço de Páscoa. Os tradicionais ovos de chocolate também não ficam de fora. Mais de 38% do valor desses produtos é composto por tributos federais e estaduais.

Ainda segundo o levantamento, a maioria dos brasileiros poderia desfrutar de mesas mais fartas se não houvesse o excesso de taxas. Os produtos da Páscoa normalmente são superonerados de impostos. Com menos carga tributária, maior seria a demanda de emprego e renda em todos os setores, defende o IBPT.

Até o coelho de pelúcia tem 29,92% imposto embutido. Nas colombas pascais de chocolate, 38,68% de seus preços são majorados por tributos.

BULLYING COMO BRINDE

A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) está recolhendo dos supermercados e lojas especializadas os ovos de páscoa Bis Xtra + Chocolate, da Lacta.

De acordo com o órgão, a campanha publicitária do produto e a mensagem transmitida na etiqueta (“personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo”) incentivam a discriminação entre crianças e adolescentes. Nos adesivos que podem ser usados pelos jovens estão expressões como “morto de fome”, “nerd” e “nervosinho”.

O órgão também instaurou processo administrativo contra a fabricante dos ovos. De acordo com a Seprocon, os gerentes são os responsáveis por informar todas as filiais da rede sobre a suspensão da venda do produto.

Fonte:  O Dia

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