Operação de fim do ano nos aeroportos começa no dia 15

BRASÍLIA – A operação especial do governo para evitar caos nos aeroportos durante o fim de ano começará no próximo dia 15 e se estenderá até 6 de janeiro. Estão sendo esperados 20 milhões de passageiros nos 33 principais aeroportos do país — crescimento de 7% na comparação com o movimento registrado no mesmo período de 2013. O dia 19 de dezembro (sexta-feira) é o que mais preocupa as autoridades, devido à concentração dos voos. Foram programados 234 movimentos de aeronaves (pousos e decolagens) entre o Natal e o Ano Novo.

Além de reforço das equipes de todas os órgãos que atuam nos terminais e das companhias aéreas, o plano do governo inclui uma ação judicial, já preparada pela Advocacia Geral da União (AGU), caso os trabalhadores do setor, em campanha salarial, não cheguem a um acordo com as companhias e entrem em greve às vésperas do Natal. Neste caso, a AGU entrará com pedido de liminar, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), para fixar um efetivo mínimo a fim de assegurar a operação nos aeroportos, com multas pesadas aos sindicatos da categoria em caso de descumprimento.

Os detalhes da operação serão anunciados na próxima quarta-feira, depois da aprovação pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). A Polícia Federal (PF), a Receita Federal e a Vigilância Sanitária vão reforçar as equipes nos aeroportos de maior movimento, como Manaus, Brasília, Galeão, Guarulhos.

O plano prevê ações específicas nos aeroportos de algumas capitais. Em Brasília, onde a parte central do terminal doméstico de passageiros está em obras, o operador terá um gerador de reserva para evitar transtornos decorrentes de queda no fornecimento de energia elétrica. Em Confins (Belo Horizonte), cada companhia aérea ganhará mais três posições no balcão de check-in para atender voos charters (fretamentos); em Viracopos (Campinas), o operador do aeroporto vai reforçar a equipe de atendentes. A ordem para Guarulhos é evitar a troca de portões de embarque, ou seja, valerá o número impresso no bilhete.

OITO MIL VOOS EXTRAS

As companhias aéreas informaram que a malha da alta temporada terá oito mil voos extras e que já acionaram nesta semana uma operação especial que vai até fevereiro. O plano prevê reforço de equipes, aviões reservas e convênios com restaurantes e hotéis para prestar assistência aos passageiros em caso de atraso e cancelamentos de voos.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que vai fiscalizar o cumprimento dos horários previstos para os voos (de pouso e decolagem) e, no caso de descumprimento, além de perder slots, as empresas poderão ser multadas.

O governo acompanha as negociações salariais entre as companhias e os trabalhadores. A pauta de reivindicação foi entregue no dia 30 de setembro e, na primeira rodada de discussão, no fim de novembro, não houve acordo. Os trabalhadores querem 11% de reajuste, mas as empresas só aceitam pagar a reposição da inflação, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), em torno de 6,4%. Uma nova reunião está marcada para esta quinta-feira.

Fonte: O Globo

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)