MPT ajuíza ação civil pública contra programa de voluntários da FIFA

voluntarios

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro ingressou com ação civil pública em face da FIFA e do Comitê Organizador Local, na qual requer a suspensão do programa de voluntários para a Copa do Mundo de 2014.

CTPS – De acordo com informações do MPT, a ação objetiva que a entidade assine a Carteira de Trabalho e Previdência Social dos voluntários que foram selecionados e atuarão durante a competição de futebol.

Signatária da ação, a procuradora do Trabalho Carina Rodrigues Bicalho destacou que a FIFA atingirá “lucros astronômicos” com a competição, afastando a necessidade da tomada de trabalho voluntário.

A integrante do MPT também pontua que o programa não atende as disposições normativas de trabalho voluntário (Lei 9.608/98): “Essa modalidade de prestação de trabalho somente é lícita se o tomador de serviços for entidade pública ou associação com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade, e que essa associação não obtenha lucro a partir do trabalho prestado”.

Pedidos – O MPT pugna pela condenação da FIFA para a contratação dos voluntários com registro em CTPS, bem como o pagamento de danos morais coletivos, a serem arbitrados no valor de R$ 20 milhões – o pagamento, neste caso, deverá ser feito pelo Comitê Organizador Local.

Informações da FIFA consignam que os 14 mil voluntários selecionados deverão ficar à disposição da entidade por pelo menos 20 dias, com turno diário de 10 horas.

A ação foi distribuída à 59ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro.

Fonte: Fato Notório

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)