A ministra Fátima Nancy Andrighi (STJ) promoveu, nesta quinta-feira (15/08), a primeira audiência de atendimento a advogados por videoconferência – a iniciativa inédita reuniu tecnologia, prestação jurisdicional, o exercício de um direito dos advogados e, especialmente, a boa vontade da magistrada.
Ação – De acordo com informações da Coordenadoria de Editoria e Imprensa do STJ, Nancy Andrighi revelou sua preocupação quanto ao fato de garantir o direito do advogado de despachar com o magistrado da causa, todavia, o seu cliente não disponha de recursos para custear uma viagem a Brasília.
Explicou a ministra: “Há alguns anos venho pensando em como fazer isso. E agora, com essa tecnologia, com esse meio, nós vamos conseguir atender melhor o jurisdicionado. O importante é que todo o cidadão que tenha um processo na Justiça se sinta absolutamente seguro de que o juiz não está só atento àquele que foi até o gabinete conversar com o ministro mas que também pensa nele, que não teve a chance de vir”.
Atendimento – Após atender a advogada Patrícia Rios, escolhida para participar da experiência pioneira, Nancy Andrighi avaliou a iniciativa: “Foi possível conversar perfeitamente, fiz as anotações, a advogada Patricia Rios apresentou seus argumentos e oportunamente irei apreciar o processo. Eu me sinto aliviada porque a experiência realiza todos nós”.
A magistrada do STJ explicou, adicionalmente, que pretende adotar a prática de forma rotineira em seu gabinete: “Pretendo adotar essa prática para o advogado que tiver interesse. E penso que o caminho daqui para frente é diminuir essas viagens para falar comigo daqui pra frente”, complementou.
Agendamentos – Os advogados interessados em serem atendidos, por videoconferência, pela ministra Nancy Andrighi, devem acessar a sua página institucional no portal do STJ na internet e seguir as orientações para a requisição da solicitação de atendimento.
O pedido será analisado pelo gabinete da magistrada e, em caso de deferimento, o advogado será informado do dia e do horário no qual deverá aguardar para a realização da videoconferência.
Nancy Andrighi destacou que os procedimentos são simples, gratuitos e reiterou a necessidade do acesso aos magistrados do STJ sem gastos adicionais de deslocamento: “Todo cidadão brasileiro tem o direito constitucional de um dia pelo menos na vida ver o juiz que vai julgar a sua causa”, finalizou a ministra.
Fonte: Fato Notório