Mercedes-Benz dá início a mais um plano de demissão voluntária em São Bernardo do Campo

SÃO PAULO — A Mercedes-Benz abriu mais um plano de demissão voluntária (PDV) em São Bernardo do Campo (SP). Segundo a companhia, a medida é mais uma tentativa de “gerenciar o excedente de 2 mil funcionários” que existe na unidade. A fábrica emprega cerca de 10 mil pessoas, sendo 7 mil na produção.

No início deste mês, a montadora tentou aprovar um programa para reduzir em 20% a jornada de trabalho na unidade e em 10% o salário dos empregados. A proposta foi rejeitada pelos colaboradores.

Pelo PDV atual, quem aderir ao plano poderá receber até R$ 65 mil dependendo do tempo de casa do funcionário. O programa começou na terça-feira e vai durar até o dia 14 de agosto. Segundo Ângelo Máximo Pinho, coordenador-geral de fábrica da Mercedes, os empregados foram informados por um boletim que circulou nesta semana na fábrica.

— Foi uma decisão unilateral. Não se discutiu com os trabalhadores. Há um clima de incerteza dentro da fábrica — disse Pinho.

Para ele, a montadora deverá avaliar o desempenho do PDV atual para depois decidir se vai aderir ou não ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), lançado pelo governo federal neste mês. O PPE prevê a redução de até 30% da jornada de trabalho e dos salários.

— A direção não nos informou qual a meta neste PDV, mas fica aquela interrogação na fábrica. O que vai acontecer agora?

Em maio, a Mercedes-Benz demitiu 500 funcionários, dos 700 que estavam em lay-off desde julho do ano passado.

Fonte: O Globo

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)