Justiça dá liminar que garante sigilo a advogado de Ray Whelan

advogado

O juiz Carlos Fernando Potyguara Pereira, do 8º Juizado Especial Criminal, deu liminar (ver documento) para garantir ao advogado Fernando Fernandes o sigilo profissional no caso do inglês Ray Whelan, preso e acusado de cambismo com ingressos da Fifa. O delegado Fábio Barucke, da 18ª DP, que investiga o caso, havia anunciado que poderia indiciar Fernando Fernandes por favorecimento pessoal, acusando-o de ter ajudado o inglês a fugir do Copacabana Palace, onde estava hospedado.

Com a decisão, o advogado do inglês não precisa mais prestar depoimento ao delegado, como o policial pretendia. O advogado Fernando Fernandes afirma que não praticou qualquer crime na defesa de seu cliente, o inglês Ray Whelan, executivo da Match, empresa credenciada pela Fifa para a venda de ingressos para a Copa do Mundo no Brasil.

Para proteger o direito do advogado, de permanecer calado sobre seu cliente, os advogados Nilo Batista e Rafael Borges entraram com pedido de Habeas Corpus no Juizado Especial Criminal, já que o crime de favorecimento pessoal é de baixo potencial ofensivo.

– Um advogado não pode ser compelido a prestar declarações sobre seu cliente, assim como um psicanalista ou confessor têm que manter sigilo sobre as confissões que ouve. Só na Alemanha nazista e no Brasil contemporâneo, há policiais que querem isso — disse o advogado Nilo Batista.

Fonte: O Globo

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)