Estado monitora 219 mil pessoas em área de risco devido à previsão de chuva forte

RIO – A secretaria estadual de Defesa Civil monitora 219.204 pessoas em áreas de risco de deslizamento, devido à possibilidade de chuva forte na tarde desta quinta-feira. De acordo com o diretor do Departamento Geral de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, 16 mil homens estão de prontidão no estado.

— Todo efetivo do corpo de bombeiros e da defesa civil está de sobreaviso e com folgas suspensas. Temos 81.364 mil pessoas em pontos críticos de risco geológico no Rio. Há ainda outros 137.840 mil moradores que vivem em municípios que têm pontos de deslizamento como Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis, Niterói e Angra dos Reis, entre outras cidades da Baixada Fluminense e sul do estado — disse o coronel.

Paulo Renato Vaz pede que a população redobre a atenção:

— Pedimos que as pessoas evitem sair de casa, se possível. Para quem está no trabalho e terá que voltar para casa no fim da tarde, recomendamos que evitem áreas alagadas e procurem um local seguro, em caso de chuva forte — disse o coronel, que desde o início da manhã monitora as condições climáticas direto de num gabinete de crise montado no Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), na Cidade Nova.

Segundo ele, as cidades que mais preocupam a Defesa Civil são Petrópolis e Angra dos Reis, que registraram volume alto acumulado de chuva:

— Em Petrópolis choveu 106 milímetros nas últimas 96 horas, enquanto o limite é de 110 milímetros para esse período. Já em Angra dos Reis, o acumulado de chuva é de 123 milímetros em 96 horas, ao passo que o limite seria de 115 milímetros.

CHUVAS ACOMPANHADAS DE VENTOS FORTES

Segundo a meteorologia, as pancadas devem vir acompanhadas de rajadas de vento moderado a forte e trovoada. Paulo Renato Vaz disse que ainda não foram registradas ocorrências expressivas.

— A ciclogênese (formação do sistema de baixa pressão) se inicia hoje (quinta-feira). Com isso, poderemos ter chuva moderada a forte entre hoje e amanhã (sexta-feira). Todo o estado está incluído na previsão, com atenção maior para as regiões Serrana e Metropolitana, além da Baixada Litorânea, que podem evoluir para estágio de atenção, de acordo com as condições climáticas — afirmou.

Na noite desta quarta-feira, a Defesa Civil estadual emitiu alerta para as cidades de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana; Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, na Costa Verde.Ainda de acordo com o coronel, os municípios já foram informados da mobilização dos efetivos locais para o caso de acionamento dos sistemas de alerta e alarme para desocupação de áreas de risco.

Técnicos da Defesa Civil estadual estão em contato permanente com o Instituto Estadual de Ambiente (Inea), que emite os alertas hidrológicos, bem como com agentes de Defesa Civil dos municípios, enviando atualizações do monitoramento feito por hidrólogos, geotécnicos e meteorologistas no CICC.

Fonte: O Globo

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)