Enquete aborda opinião de Joaquim Barbosa sobre magistrados

O novo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, tomou posse em seu cargo, na tarde da última quinta (22/11), cobrando responsabilidades do Poder Judiciário e dos magistrados.

Dentre outros temas abordados em seu discurso de posse, Joaquim Barbosa destacou que os juízes devem ser “simples” e “do povo”, defendendo que os magistrados interajam com suas respectivas sociedades, mantendo, todavia, a independência do dever de julgar.

O ministro criticou a morosidade da Justiça e ponderou que nada adianta grandes e modernas estruturas físicas, se a Justiça não é célere – o que chamou de “déficit de Justiça”.

Joaquim Barbosa foi ainda mais incisivo ainda quando criticou a aproximação de alguns magistrados do poder político, especialmente em busca de promoções. O presidente da suprema corte disse que esta busca é “pouco edificante”.

Participe! – A enquete da semana do informativo jurídico FATO NOTÓRIO aborda a declaração de Joaquim Barbosa, de que os juízes devem ser “simples” e “do povo”. Você, nosso leitor/internauta, é o convidado especial para responder e dar sua opinião. Vote! Participe! Dê sua opinião e interaja com o FATO NOTÓRIO!

A opinião foi correta, pois é isto que os magistrados devem ser? Ou você crê que a opinião foi incorreta, visto que o dever de julgar afasta o juiz destas duas qualidades? Em sua opinião a declaração é uma utopia, pois a assunção à magistratura, indevidamente, afasta o juiz tanto da simplicidade como da sociedade? Ou você entende que a declaração foi demagógica, pois isto não existe e, em muitos casos, é até melhor que não exista?

Enquete Passada – Na última enquete, o informativo jurídico FATO NOTÓRIO indagou de seus leitores/internautas de qual classe profissional a presidente Dilma Rousseff deve indicar o novo ministro do STF, que ocupará a vaga aberta em decorrência da aposentadoria compulsória do ministro Carlos Ayres Britto.

Para 34% dos internautas, o novo ministro deve ser um jurista oriundo da advocacia27% entenderam que deve ser um ministro do STJ18% responderam que o ideal é um membro do Ministério Público12% disseram que o novo ministro deve ser um magistrado de carreira4% apontaram o ministro da Justiça3% entenderam que deve ser um político com formação jurídica; e, por fim, 2% citaram que deve ser o advogado-geral da União o novo ministro do STF.

A enquete do FATO NOTÓRIO não possui critérios de amostragem científica. É um mecanismo de interação com seus leitores, refletindo a opinião daqueles que, espontaneamente, participaram da votação.

Fonte: Fato Notório

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)