Corte suspende trâmite de ações referentes à correção de poupanças do Plano Verão

image (9)

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, José Aquino Flôres de Camarago, editou normativo (Ato 012/2014), no qual determinou a suspensão do trâmite das ações judiciais que questionam o pagamento, por parte do Banco do Brasil, da diferença decorrente da correção da inflação sobre cadernetas de poupança no Plano Verão, em 1989.

STJ – De acordo com informações do TJ/RS, o Superior Tribunal de Justiça vai apreciar o mérito de recurso especial (1.391.198/RS), que questiona a aplicação de decisão da Justiça do DF, que condenou o banco ao pagamento das diferenças aos detentores decaderneta de poupança, independentemente de sua residência ou domicílio no Distrito Federal.

A Segunda Seção da corte superior apreciará, também, o direito do beneficiário de ajuizar o cumprimento individual da sentença coletiva no juízo de seu domicílio ou no Distrito Federal, bem como a legitimidade ativa dos poupadores, mesmo aqueles que não integram os quadros associativos do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – autor da ação.

Suspensão – O ato editado pelo presidente da corte gaúcha abrange todas as ações em trâmite e que ainda não tenham transitado em julgado. A decisão não se aplica, todavia, a processos que tenham ocorrido acordos e aos que possuem pendência de apreciação de tutela de urgência.

O normativo não impede o ajuizamento de novas ações judiciais sobre a controvérsia, entretanto, elas permanecerão suspensas até o julgamento do recurso especial pelo Superior Tribunal de Justiça.

Fonte: Fato Notório

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)