Chuva espalha lixo acumulado por causa da greve de garis no Rio

A chuva que atingiu o Rio na noite desta segunda-feira (16) não causou grandes estragos, mas provocou transtornos, já que espalhou uma grande quantidade de sujeira, que é o lixo acumulado nas ruas por causa da greve dos garis.

Na Tijuca, Zona Norte da cidade, bueiros ficaram cheios de sujeira e um carro quase ficou atolado por causa do lixo. Moradores de Laranjeiras e do Flamengo, na Zona Sul da cidade, registraram imagens do lixo acumulado nas ruas dos bairros.

No Méier, também na Zona Norte, a equipe de reportagem do Bom Dia Rio flagrou homens recolhendo lixo das ruas sem uniforme da companhia de limpeza da prefeitura. O caminhão que fazia a coleta, no entanto, era da Comlurb. Como estavam sem uniforme, não era possível saber se eram garis que furaram a greve ou pessoas contratadas pela companhia para “quebrar um galho”.

O mau tempo também prejudicou a circulação de trens. O ramal de Saracuruna, Guapimirim e Vila Inhomirim encerraram a circulação por volta das 21h, duas antes do previsto. Segundo a SuperVia, um raio provocou a interrupção do fornecimento de energia. A cidade saiu do estágio de atenção por volta da meia-noite.

Garis decidiram manter greve nesta segunda
Nesta segunda, uma reunião estava marcada no Ministério Público do Trabalho, no Centro do Rio, para tentar um acordo entre a categoria e os patrões. A Comlurb, no entanto, não compareceu. Segundo a companhia de limpeza, os garis desrespeitaram o acordo firmado na sexta-feira (13) de colocar 75% do efetivo nas ruas ou terminar a greve. O sindicato, no entanto, negou a informação. No final da reunião com o MPT os grevistas realizaram uma assembleia e decidiram manter a greve.

De acordo com informações divulgadas pela empresa, 50% do efetivo operacional para limpeza e coleta têm saído às ruas para realizar os serviços, percentual inferior aos 75% determinado pela Justiça do Trabalho.

Durante o encontro no MP, a procuradora Deborah Felix alertou o grupo que a greve seria considerada ilegal, já que não teria respeitado o comunicado de avisar sobre a paralisação 72 horas antes de seu início. Ela explicou que na reunião de sexta-feira, a Comlurb informou que só compareceria se os garis fizessem uma trégua. No entanto, eles decidiram pela continuidade do movimento.

Fonte: G1

 

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)