Chuva deixa Rio em estágio de atenção

chuva-rio

Esse é o segundo nível em uma escala de quatro.
Frente fria provoca chuva moderada; há possibilidade de ressaca.

O Rio entrou em estágio de atenção às 7h40 desta segunda-feira (14) por causa da passagem de uma frente fria que provoca chuva moderada. Às 10h15, a situação era a mesma. Segundo o Centro de Operações Rio (COR), a chuva pode ganhar intensidade ao longo do dia. O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, devido ao avanço da  frente fria pelo litoral, associada à áreas de instabilidade no continente, as condições meteorológicas são favoráveis a ocorrência de acumulados significativos de chuva em todo estado.

De acordo com o COR, havia acumulo de água em vias do Centro e do Santo Cristo, na Zona Portuária, como a esquina da Avenida Professor Pereira Reis com a Avenida Rodrigues Alves.

O Centro de Hidrografia da Marinha prevê ondas de 2,5 a 3 metros para o litoral do Rio de Janeiro entre 9h desta segunda e 9h de quarta-feira (16).

Segundo a meteorologia, a temperatura máxima prevista para a Região Metropolitana é de 30ºC, para a Região Serrana de 23ºC e para a Região dos Lagos de 27ºC.

Aeroportos

Segundo informações da Infraero, o Aeroporto Santos Dumont foi fechado para pouso às 8h40. Às 9h33, o aeroporto foi aberto para pousos e funcionava com o auxílio de instrumentos para pousos e decolagens. A maioria dos voos nesse horário foram transferidos para o Aeroporto do Galeão. No mesmo horário, o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim estava aberto e funcionava normalmente.

Trânsito
Os motoristas que se deslocavam na manhã desde segunda pela cidade enfrentavam congestionamento. Na Avenida Ayrton Senna, na Zona Oeste, um acidente com uma carreta fechou parte da via por volta das 6h40. Às 8h40, os dois sentidos das pistas estavam liberadas, mas o trânsito continuava com retenções na região. Agentes da CET-Rio foram deslocados para o local para orientar os motoristas.

O fluxo era lento para os motoristas que deixavam a Barra da Tijuca, no sentido Zona Sul, por volta das 9h. Os motoristas encontravam lentidão também na Linha Vermelha, sentido Centro, e na Linha Amarela, sentido Zona Oeste. Havia retenções ainda em Copacabana e na Lagoa Rodrigo de Freitas. A Via Binário, a Avenida Presidente Vargas e o Viaduto do Gasômetro apresentavam fluxo intenso no mesmo horário.

Um acidente entre dois carros bloqueava uma faixa da Linha Vermelha, no sentido Baixada Fluminense, às 10h10 desta segunda. O bloqueio estava na altura do km 1, no Vasco da Gama. O motorista encontrava retenções no local. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, muitos carros enguiçaram na via, o que prejudicou ainda mais o trânsito.

A chuva forte que caía na região de Vila Isabel, Zona Norte, por volta das 10h20, provocava vários pontos de alagamentos e engarrafamento em ruas do bairro. Nas ruas Barão de São Francisco e Visconde de Santa Isabel os motoristas enfrentavam um longo congestionamento no mesmo horário.

Rios em alerta

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), os rios Cônego e Bengalas, em Nova Friburgo, na Região Serrana, entraram em estágio de alerta máximo na manhã desta segunda-feira. Este estágio é o último em uma escala de quatro.

Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o Rio Pavuna estava em estágio de atenção às 10h15. Em Nilópolis, o Rio Sapuí, e em Belford Roxo, os rios Capivari, Iguaçi, Botas, também estavam na mesma situação.

Recomendações aos moradores
A prefeitura recomendou que os cariocas procurem um local seguro e evitem áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos em caso de chuva forte.

“Os moradores devem acompanhar a possibilidade do acionamento das sirenes e identificar pontos de apoio, caso seja necessário se direcionar para estes pontos. Quem não for morador de áreas de risco, há possibilidade de pontos de alagamento em função da chuva contínua. Caso ela já esteja moderada e venha uma pancada de chuva forte, se eventualmente tiver uma maré alta, além desta previsão de ressaca também a rede de drenagem já fica prejudicada também”, disse Pedro Junqueira.

Em caso de necessidade, os cariocas devem ligar para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, para a Defesa Civil pelo número 199 ou para a Central de Atendimento da Prefeitura pelo 1746.

Fonte: G1

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)