Brasil e Reino Unido firmam compromisso de cooperação contra aplicação da pena de morte

LONDRES – No momento em que mais um brasileiro aguarda execução por fuzilamento no corredor da morte na Indonésia, o Reino Unido e o Brasil manifestaram nesta quarta-feira “profunda preocupação” com a aplicação continuada da pena de morte no mundo e concordaram em lutar por uma moratória global. Este foi um dos itens incluídos no comunicado divulgado nesta quarta-feira pelos dois países, após as reuniões de dois dias lideradas pelo ministro das relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, e o secretário de Relações Exteriores britânico, Philip Hammond, por ocasião do IV Diálogo de Nível Estratégico Reino Unido – Brasil, realizado na capital britânica.

Esta é a primeira viagem do ministro brasileiro a um país europeu desde que assumiu o cargo no início do ano. O Reino Unido é o nono maior investidor mundial no Brasil, tendo destinado US$ 1,7 bilhão em investimentos estrangeiros diretos (IED) ao país no ano passado, sobretudo nos setores de petróleo, gás e mineração.

– Os dois países concordam em muitos aspectos. Mas há outros em que não concordam. Todos eles estão sendo tratados abertamente, de maneira franca. Queremos discutir o desenvolvimento regional e grandes desafios internacionais, em especial o islamismo na Europa, problemas na Ucrânia – afirmou o secretário britânico na saída de uma das reuniões bilaterais em Carlton Gardens, um dos prédios do governo, no centro de Londres.

O Reino Unido também reiterou seu apoio à candidatura brasileira para um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. De acordo com informações publicadas pela Embaixada do Brasil em Londres pelo Twitter no final do dia, Hammond disse que a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas é “importante do ponto de vista moral”.

Outro tema da pauta, segundo o ministro, foi a organizacão dos jogos olímpicos de 2016, que acontecem no Rio de Janeiro, que poderiam contar com a expertise inglesa a partir de projetos de cooperação.

Mauro Vieira também enfatizou a agenda de temas ligados a ciência, tecnologia, inovação e educação. Ele destacou a participação de 10 mil estudantes no programa Ciência sem Fronteiras recebidos pelas universidades britânicas nos últimos quatro anos.

O Reino Unido é o quarto maior importador de produtos brasileiros na Europa, atrás de Países Baixos, Alemanha e Itália, e o quinto, quando considerada a chamada corrente de comércio (soma das exportações e importações dos dois lados). A balança comercial brasileira com os britânicos é superavitária em cerca de US$ 600 milhões.

Fonte: O Globo

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)