A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária apresentou, nesta quinta (08/08), uma proposta de antecipação de aumento real aos aeroportuários para o Sindicato Nacional dos Empregados de Empresas Administradoras de Aeroportos, com o objetivo de encerrar a greve da categoria – a proposta foi apresentada em audiência de conciliação no TST.
Proposta – Informações do TST explanam que a Infraero propôs a antecipação do aumento real de salário de 1% para setembro deste ano e, também, um novo aumento real de 1,5% para setembro de 2014, além da correção salarial pelo IPCA.
O Sina informou que submeterá a proposta da Infraero aos aeroportuários, em assembléias na próxima segunda (12/08) de manhã. A expectativa é que o acordo entre a empregadora e os empregados possa ser celebrado entre terça (13/08) e quarta-feira (14/08).
A empresa se comprometeu, também, a abonar os dias de greve dos trabalhadores – eles não deverão ser contados ou compensados. A greve dos aeroportuários foi deflagrada no último dia 31 de julho e abrangeu 63 aeroportos sob a responsabilidade da estatal.
Dissídio de Greve – A Infraero suscitou dissídio coletivo de greve com o objetivo de restringir a greve dos aeroportuários. Ao despachar o pedido, o ministro Carlos Alberto Reis de Paula, presidente do TST, impôs restrições, mas garantiu o direito de greve dos aeroportuários.
A primeira audiência de conciliação entre as partes foi realizada na última terça-feira (06/08) – o vice-presidente da corte superior, Antônio José de Barros Levenhagen, apresentou uma proposta intermediária entre a pleiteada pelos aeroportuários e a oferecida pela Infraero. A segunda audiência ocorreu ontem.
Fonte: Fato Notório