RIO — A Secretaria municipal de Saúde (SMS) prepara um muitirão de vacinação contra a gripe no próximo sábado, Dia Nacional de Mobilização contra a doença. Idosos, gestantes, crianças de seis meses a 4 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto e doentes crônicos poderão tomar a vacina em mais de 470 postos espalhados pela cidade. Entre os locais de vacinação estão clínicas da família, igrejas, escolas, clubes e praças, além dos centros municipais de saúde, que funcionarão de 8h às 17h.
CONFIRA A RELAÇÃO DOS POSTOS DE VACINAÇÃO
A campanha contra a gripe começou no dia 4, e termina em 22 de maio. A meta é vacinar 80% do público-alvo, que também é formado por indígenas, presos, profissionais de saúde e funcionários do sistema prisional. Segundo a SMS, nos dois primeiros dias de campanha, foram vacinadas mais de 60.500 pessoas, o que representa cerca de 4% da população-alvo.
— Temos uma meta ousada, que é vacinar 1,2 milhão de pessoas. Com a campanha, estimamos reduzir em 3.400 o número de internações e em 700 o de óbitos por complicações da gripe — ressalta o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Estudos demonstraram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% o da mortalidade global. A vacina, produzida pelo Instituto Butantan e pela Sanoti Pasteur, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado: H1N1, H3N2 e influenza B. Ela é constituído por vírus inativados, e por isso não causa a doença. No entanto, pacientes com febre, portadores de doenças neurológicas, alérgicos à proteína do ovo e pessoas com histórico de reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.
Fonte: O Globo