Estudo aponta sete gargalos no trânsito do Rio e mostra que retenções começam às 5h

RIO — O tormento diário de motoristas pelas vias da cidade começa cada vez mais cedo. Um estudo inédito da prefeitura mostrou que existem sete gargalos importantes no trânsito do Rio e constatou que, às 5h, já há congestionamentos em pelo menos quatro pontos, como nos acessos para a Avenida Brasil e a Avenida Francisco Bicalho. Usando dados do aplicativo de trânsito Waze, do Twitter, ou de operadoras de celular, uma equipe do Pensa — grupo que se debruça sobre números para traçar diagnósticos e buscar soluções para a cidade — fez um levantamento para tentar entender onde e a que horas acontecem os congestionamentos no município.

Durante um ano, eles analisaram as informações geradas por redes sociais (reclamações de motoristas no Twitter ou registros dos usuários no Waze), cruzaram com a taxa de pessoas conectadas às antenas de celular e mapearam os horários e as rotas por onde os cariocas se movem. A pesquisa, que ainda está sendo detalhada e será encaminhada para a secretaria municipal de Transportes, identificou pelo menos 30 locais de congestionamentos, listando os sete piores gargalos, como o acesso da Avenida Francisco Bicalho para o Viaduto Engenheiro Freyssinet (Paulo de Frontin).

A partir de dados que analisam as velocidades médias segundo o Waze, recolhidos entre segundas e quintas-feiras, foi possível estabelecer que os engarrafamentos começam às 5h, principalmente nos acessos da Avenida Brasil a partir da Rodovia Presidente Dutra e da Rodovia Washington Luís.

Entre 5h e 5h59m, também já há gente trafegando a velocidades baixas na chegada da Avenida Brasil para a Francisco Bicalho e na Avenida Pedro II (São Cristóvão), altura da Francisco Bicalho.

Fonte: O Globo

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09:00 às 12:00
13:00 às 17:00
Tel: (21) 3903-7602 / (21) 99585-5608
E-mail: comercial@recortesrio.com.br

Parceiros

Formas de Pagamento

– Boleto Bancário
– Transferência Eletrônica
– Depósito
– Cartão de Crédito (ver condições)